web analytics

Geografia – Exercício de preparação para o Exame Nacional (Aprendizagens Essenciais) – A diversidade de modos de transporte e a desigualdade espacial das redes

Sugestão de preparação para o Exame Nacional de Geografia.
Ler e definir os seguintes conceitos do Tema 4 – A população, como se movimenta e como comunica; Subtema: A diversidade de modos de transporte e a desigualdade espacial das redes.
Conceitos: distância-custo, distância relativa, distância-tempo, difusão espacial, efeito barreira, fluxo de informação, hub, interface/ plataforma multimodal, isócrona, isótima, logística, modo de transporte, meio de transporte, redes de transporte,
transhipment, transporte multimodal, Rede Transeuropeia de Energia (RTE), Rede Transeuropeia de Transportes (RTT).
1. Lê e comenta a seguinte notícia.
Linha da Beira Baixa Guarda – Covilhã reabre hoje, 12 anos após encerramento
O troço ferroviário da Linha da Beira Baixa entre as cidades da Guarda e da Covilhã, que estava fechado desde 2009, reabre este domingo ao serviço comercial após obras de requalificação e de eletrificação.
(…) hoje neste troço da Linha da Beira Baixa, tem paragem em todas as estações e apeadeiros localizados no troço Covilhã – Guarda (Caria, Belmonte/Manteigas, Maçainhas, Benespera e Barracão/Sabugal).
(…)Com a renovação do troço da Linha da Beira Baixa Covilhã – Guarda, a partir de hoje, 2 de maio, passa a existir uma “oferta integrada” dos serviços Intercidades e Regional das Linhas da Beira Baixa e Alta, segundo a CP.
(…) Com a renovação do troço da Linha da Beira Baixa Covilhã – Guarda, a partir de hoje, 2 de maio, passa a existir uma “oferta integrada” dos serviços Intercidades e Regional das Linhas da Beira Baixa e Alta, segundo a CP.(…)
Fonte: Adaptado O Jornal Económico, consultado a 2 de maio de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *