web analytics

Economia: Percentagem e Pontos Percentuais

Variação absoluta é a diferença que separa um valor de outro, obtida através de uma simples subtracção.
Variação relativa ou taxa de variação é quanto a variação absoluta representa em relação a um dos valores. Normalmente, é expressa em percentagem.
– Percentagem: é a proporção calculada em relação a uma grandeza de cem unidades (símbolo: %). Serve para expressar diferentes tipos de valores relativos, tais como: a parte de um todo (proporções), uma relação entre valores de natureza distinta (rácios), a diferença relativa entre dois números (taxas de variação).
– Pontos Percentuais: é a variação absoluta entre duas percentagens é dada em pontos percentuais e não em percentagem.
Exemplo: “Se um partido obteve 20% de votos numa eleição e 30% noutra, a variação absoluta foi de 10 pontos percentuais e não de 10%.
No exemplo acima, a subida de 20% para 30% representa uma variação relativa de 50% na proporção de votos naquele partido. De igual modo, se a taxa de inflação passou de 1% para 2%, houve um aumento absoluto de um ponto percentual, mas um aumento relativo de 100%.”
Bibliografia:
Garcia, R., Rosa, M.J.V. e Barbosa, L. 2017. Que número é este? Um guia sobre estatísticas para jornalistas. Acedido em 23 de agosto de 2018, em FFMS.
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Acedido em 23 de agosto de 2018, em Priberam.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *